Imagem capa - 6 Dicas de amamentação para aumentar a produção de leite por Michelle Bailoni Fotografia

6 Dicas de amamentação para aumentar a produção de leite

Se você ficar na porta de uma maternidade e perguntar para todas as mães que passam por lá: “Você quer amamentar seu bebê ?” . Vai perceber que mais de 95% das mães vão dizer que sim, mas porque isso não acontece na realidade?

Porque os estudos mostram que ao final dos seis meses, apenas 7,7% das mães brasileiras ainda amamentam exclusivamente seus bebês ( sem complemento )? Então, nesse post vamos falar sobre uma dificuldade que pode afetar a amamentação e causar um desmame precoce.

 

Então aqui vão 6 dicas de como evitar que seu peito baixe a produção láctea?




Dica 1: Aumentar a ingesta de líquidos ( mínimo 4 litros por dia ).


Dica 2: Ter uma boa alimentação com: Proteínas , melancia, melão, gelatina, pipoca, aveia, abacate.


Dica 3: Olhar para o bebê enquanto estiver amamentando.


Dica 4: Buscar momentos de relaxamento.


Dica 5: Reservar pelo menos uma hora do dia para a mulher fazer o que gosta.


Dica 6: Evitar uso de chupeta, mamadeira, chuquinha e bico de silicone.








E isso preciso explicar bem:

Vamos lá, para o bebê sugar o peito ele precisa usar 22 músculos da face, então ele faz um grande exercício facial, imagine que ele faz como um “Crossfit”, assim o organismo  da mãe recebe a informação que precisa produzir mais leite suprindo a demanda do bebê.

Porém, quando introduzimos qualquer tipo de bico artificial, causamos a perda do tônus muscular da face do bebê, porque para sugar qualquer tipo de bico, ele vai usar apenas 8 músculos da boca, então ele já não vai mais fazer a força necessária para extrair o leite, imagine aquele bebê que fazia “Crossfit”, agora faz “hidroginástica”.

Sendo assim, instalado a confusão de bico, o desmame precoce (antes dos dois anos) vai acontecer em 94% dos casos, porque a produção láctea vai cair e o pediatra vai prescrever o complemento, e  vamos entrar em uma bola de neve, pois, enquanto a mãe oferece a fórmula o organismo dela entende que não precisa produzir leite e cada vez mais o pediatra vai aumentar  a quantidade do complemento até que o peito já não produza mais o leite necessário para suprir a demanda do lactente.

Dessa forma, você concorda comigo que não vale a pena perder algo tão importante e tão essencial para a vida toda do seu filho, por causa de bicos que não trazem benefício nenhum, além de poucos minutos de sossego para mãe?

Creia esses poucos minutos não se comparam com a eternidade de benefícios que amamentação proporciona à curto e à longo prazo.

Imagine que seu filho é uma folha em branco e a amamentação é a caneta que vai escrever essa linda história de vida, então não use um lápis que no caso são os bicos, porque qualquer borracha pode apagar uma história escrita assim.





Amamente sem interferências.







Texto por Andressa Martinez